Valor Diário “VD”: o que significa?

Você se sente seguro para ler as tabelas nutricionais dos alimentos que compra? Consegue entender cada detalhe daquelas informações que são apresentadas? Como o valor diário (“VD”), por exemplo?

Bom, a gente sabe que é difícil!

Mas, para te ajudar, recentemente abordamos em um artigo a importância da leitura da tabela nutricional. E, agora, nós vamos conversar sobre o que significa “VD” nos rótulos de alimentos.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

Você sabe o que é uma tabela nutricional?

Para começo de conversa, é preciso ter em sua mente que a tabela nutricional é formada por informações essenciais sobre o que compõem um produto alimentar. As vitaminas, gorduras, proteínas etc.

Além disso, ela também deve mostrar a indicação do quanto uma quantidade desses ingredientes representa sob a ingestão diária que se recomenda (IDR).

Você sabe como isso se define?

Para a sua regulamentação, no Brasil, possuímos a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Ela é o órgão responsável em determinar a rotulagem de alimentos. Decidindo, portanto, quais as informações que devem aparecer nos produtos que tanto eu quanto você iremos consumir.

Ou seja: os rótulos são muito importantes para uma sincera comunicação entre produtores e consumidores.

Afinal, mostram o que realmente aquele alimento é.

A tabela nutricional é obrigatória?

Não, a tabela não é obrigatória a todos os produtos.

Sabe por quê?

ANVISA determinou que a maioria dos alimentos deve possuir uma tabela alimentícia, mas excluiu a sua obrigatoriedade a alguns produtos.

Desse modo, com a Resolução RDC nº 230/0, todos os produtos que são embalados sem a presença dos consumidores e vendidos prontos para um consumo mais duradouro devem mostrar a sua tabela nutricional.

O famoso “VD” = Valor Diário

Na tabela nutricional, há a sigla “VD”, que faz referência aos “Valores Diários”. Isso significa a quantidade de calorias e nutrientes que o alimento apresenta, com base em uma dieta de 2000 kcal.

Porém, ressaltamos que para cada nutriente o Valor Diário é diferente e isso ocorre porque cada um tem um papel na alimentação e deve-se consumir uma quantidade específica.

Dessa forma, se a gente pensar em manter uma alimentação mais saudável e equilibrada, os produtos com baixo %VD para gorduras e sódio e produtos com alto %VD para as fibras alimentares são os mais recomendáveis.

Dessa forma, as recomendações da ANVISA sobre o VD dos nutrientes da tabela nutricional foram estabelecidas segundo os Valores Diários de Referência (VDRs) para carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. E, igualmente, seguindo os valores da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para vitaminas e minerais.

Como calcular as calorias

Para que você consiga calcular as calorias dos alimentos, deve multiplicar a quantidade, em gramas, de cada porção do alimento (proteínas, carboidratos e gorduras) pelo seu valor calórico.

  • Cada grama de gordura fornece 9 calorias;
  • Os carboidratos e as proteínas fornecem 4 calorias por grama.

Então, se uma colher de sopa de azeite contém 8g de gordura e cada grama de gordura tem 9 calorias, uma porção de azeite contém 72 calorias.

Além disso, veja bem: cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD (valor diário), como demonstramos a você abaixo:

  • Valor energético: 2000 kcal/8.400 kJ;
  • Carboidratos: 300 gramas;
  • Proteínas: 75 gramas;
  • Gorduras totais: 55 gramas;
  • Gorduras saturadas: 22 gramas;
  • Fibra alimentar: 25 gramas;
  • Sódio: 2400 miligramas;
  • Gorduras trans: não há valor diário de referência.

Como demonstramos acima, a gordura trans não tem recomendação de valor diário para a tabela nutricional. Sendo assim, aparece como “VD não estabelecido”.

Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o seu consumo não seja maior do que 2g ao dia, caso a sua dieta seja de 2000 calorias.

Conclusão acerca do Valor Diário

Portanto, entender a leitura da tabela nutricional é fundamental para nossa saúde. Pois ajuda nas tomadas de decisões na hora de escolher um produto ao permitir comparar a quantidade (e qualidade!) dos nutrientes.

E, ao final, aumenta as nossas chances de evitar o consumo de alguns produtos que podem causar problemas de saúde.

E não se esqueça: quando o assunto é tabela nutricional, o GEPEA é seu parceiro. Então, entre em contato e tire suas dúvidas com a gente!

Veja
Também

plugins premium WordPress