Confiabilidade e qualidade: fidelizando o público do mercado alimentício

Confiabilidade e qualidade, duas palavras que estão diretamente associadas à fidelização dos consumidores. E elas têm ainda mais importância quando estão ligadas ao setor alimentício.

Hoje nós queremos conversar sobre os caminhos que uma empresa da indústria de alimentos tem para encantar os seus consumidores.

Pois, acredite, a confiança leva tempo para ser conquistada, mas uma vez que ela esteja ao seu lado, a sua empresa jamais ficará sem clientes.

Então, vamos falar sobre esse tópico tão complexo, porém tão importante, que é a confiança. Fique confortável e aproveite a leitura.

Veja também o “Tecnologias no setor alimentício: alimentação preparada por robôs“.

Planeje até os últimos detalhes

Planejamento é o principal ingrediente de qualquer receita para um empreendedorismo de sucesso.

Por isso, é essencial ser bem organizado e ter um bom banco de dados que possa ser consultado facilmente. Estabeleça metas e foque em criar um relacionamento de respeito, confiança e satisfação com os clientes.

Garanta que o seu negócio tenha valor

Proporcionar a experiência completa em que o seu cliente saia satisfeito é gerar um negócio de valor, essa é a estratégia macro de como fidelizar clientes.

Mais do que comprar um produto, as pessoas querem comprar um benefício para a saúde em um local que entenda o seu estilo de vida.

O valor da sua empresa precisa estar atrelado (na teoria e na prática) aos desejos e objetivos dos seus clientes. Esse valor é um aspecto macro no negócio. Definida essa etapa, vêm as práticas para que esse valor seja gerado.

Ou seja, escolha um caminho, saiba quais serão os valores vendidos pela sua empresa e foque neles. Pessoas compram valores, não produtos. Lembre-se disso.

Leia em seguida mais sobre segurança de alimentos e como ela influencia sua indústria alimentícia.

Invista em comunicação personalizada

O comportamento dos consumidores nos canais digitais gera dados valiosos para as marcas, principalmente sobre a jornada de compra do público-alvo.

Essas informações, que podem ser obtidas por meio de soluções de Web Analytics permitem desenvolver estratégias personalizadas e, consequentemente, mais eficientes.

É o chamado marketing one to one: quando a marca coleta dados detalhados sobre seus clientes para conhecê-los mais a fundo, descobrir suas necessidades e oferecer o que precisam no momento certo.

Uma das grandes vantagens dessa segmentação feita com base nas afinidades do usuário é obter mais resultado com menor investimento.

Afinal, os custos dos canais digitais são mais baixos quando comparados às mídias tradicionais e as chances de conversão em vendas são maiores pelo alinhamento às necessidades do consumidor.

Disponibilize diversas formas de pagamento

Há pessoas que preferem usar somente cartões de crédito por questões de praticidade na hora de administrar os gastos e segurança.

Já outras levam somente dinheiro ou vale alimentação. É uma situação muita chata quando queremos frequentar um local que aceita apenas uma dessas opções.

A prática de limitar demais a forma de pagamento é o caminho mais fácil para perder clientes. Então, ofereça variedade aos consumidores, seja por cartões de crédito, de débito ou de vales que são disponibilizados pelas empresas.

Invista em Inbound Marketing

Essa é uma estratégia de marketing que surgiu e começou a se popularizar nos últimos 10 anos. Na mesma época em que os blogs e redes sociais começavam a pipocar na rede.

No Inbound Marketing diferentemente do que acontece no Outbound (prospecção ativa de clientes, como anúncios, mala direta, telemarketing, entre outros) a ideia não é simplesmente vender por vender uma marca, serviço ou produto.

Nele, o foco está em atrair clientes de maneira voluntária, por meio da educação do lead em relação ao seu negócio e ao mercado em que a sua empresa atua.

Ao mesmo tempo, construir um elo de confiança e estreitar o seu relacionamento com ele por meio de conteúdo completo e relevante para ele. Ou seja, produza muito conteúdo relevante e invista em Inbound Marketing, os resultados irão aparecer.

Conheça seus clientes em detalhes

Para alcançar esse relacionamento, é preciso saber quem são seus clientes.

O que fazem? Quais são as suas preferências? Qual a época em que mais compram? Do que não gostam? O que buscam? Onde estão? Quais são suas dores? Eles possuem alguma necessidade especial?

Seu banco de dados deve ter o máximo possível de dados a respeito de cada cliente. Assim, você não sai atirando para todo lado, mas direciona seus esforços da forma certa, criando estratégias focadas.

Até porque você já sabe: não dá para agradar a todo mundo o tempo inteiro. Mantenha o foco em quem realmente encontrará no seu produto uma solução.

Invista em segmentações

O mercado da alimentação é vasto e possui diversas subdivisões. Por exemplo, só no ramo de alimentos naturais temos os orgânicos e não orgânicos. Essa divisão sozinha já cria dois públicos distintos.

Há também a divisão entre o público fitness e o público que busca uma reeducação alimentar para tratar da saúde. Você precisa selecionar qual ou quais segmentos vai oferecer na sua empresa e trabalhar cada coisa de forma harmônica, mas distinta.

Dessa forma você consegue oferecer um atendimento mais organizado, cada público vai se sentir mais valorizado e você vai conseguir atuar com muito mais facilidade nos programas de fidelização.

Coloque a transparência em primeiro lugar

A verdade é um dos principais valores que as pessoas buscam em uma marca, por isso, seja claro sobre a produção e composição de seus produtos.

Use os canais digitais para facilitar também esse tipo de comunicação e fornecer informações de maneira mais atrativa para os consumidores.

É possível utilizar até mesmo QR Codes nas embalagens. Ele funciona como um código de barras, com a diferença que o consumidor pode interagir com essa tecnologia.

Ao ser escaneado pela câmera do dispositivo móvel, o QR Code fornece conteúdos como vídeos, fotos e textos, o que proporciona uma experiência de compra diferente e ainda permite explorar outras plataformas e formatos. Basta usar a criatividade!

Conclusão: confiabilidade e qualidade, como conquistar seus clientes?

Como você pôde perceber, a confiabilidade e qualidade estão associadas com ações, tarefas e práticas que a sua empresa aplica diariamente. Elas não são só palavras abstratas, elas traduzem uma vontade.

Se a sua empresa investir em estratégias voltadas para confiabilidade e qualidade, temos certeza de que conseguirá atingir todos os objetivos.

Quer saber quais são as melhores estratégias para trazer confiabilidade e qualidade? Entre em contato conosco, nós temos um time preparado para orientar você nas decisões mais importantes do seu negócio.

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