A importância do estudo de viabilidade econômica para novos projetos

As estatísticas nem sempre são favoráveis. No Brasil, o saldo de fechamentos empresariais é maior do que o de abertura desde 2014. De acordo com o G1, em 2016, o saldo de fechamentos foi maior do que o de aberturas com diferença de mais de 100.000 empresas.

São números que, assim de cara, podem parecer bem assustadores. Entretanto, todo empreendedor tem em si a obstinação de criar novos produtos e crescer; esse é o motivo pelo qual os países não caem em ostracismo econômico. O que você precisa é, mantendo o otimismo, aprender a importância de entender a economia do seu mercado para avançar.

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Como minimizar o risco de um empreendimento?

Por falta de preparo, pesquisa ou ainda por erros de avaliação, muitos novos negócios geram enormes prejuízos. A inovação é sempre necessária, a empolgação e assertividade de lançar uma ideia revolucionária gera dúvidas, mas é sempre promessa de lucro, evolução e ganho de espaço. Entretanto, quando não vêm aliados a um plano financeiro bem avaliado, os riscos são grandes.

Primeiramente, é necessário ter clareza sobre todos os recursos envolvidos: tecnologia disponível, quais materiais são necessários e quais faltam, qual será o mercado consumidor. Aprenda a identificar e controlar os custos e despesas necessárias, tanto para o início quanto para a continuação da empresa, sabendo quando interferir, ajustar, tomar decisões estratégicas, reduzir gastos, ampliar espaços ou ainda ousar planos de aumento de lucro.

Aventurar-se no mundo empresarial é sempre um risco, afinal, é preciso investimento. É exatamente por esse motivo que o estudo da viabilidade econômica é tão necessário. Sem esse tipo de pesquisa e diagnóstico, em vez de montar uma estratégia de passos pensados, você agirá instintivamente, sem muitas informações precisas, vulnerável a situações inesperadas. De repente, uma ideia que parecia ótima, mostra-se um fracasso apenas por não ter sido feita com base em dados coesos.

Viabilidade econômica

Um estudo de viabilidade econômica, como o próprio nome infere, compõe uma série de análises e pesquisas de mercado que observam se é viável ou não executar um plano. Não é necessário apenas para abrir uma empresa, mas em qualquer fase inicial de projeto. O estudo evita a perda de dinheiro e a falta de retorno e, além de evitar danos irreversíveis, prevê qual o real potencial de lucro.

Pode ter também caráter bastante oficial, no caso de ser requerido pelas instituições financeiras para crédito empresarial. Com base nessas informações, o banco avalia se libera ou não o crédito, de acordo com a previsão detectada pelo estudo.

É importante entender que o estudo da viabilidade econômica é diferente do estudo de viabilidade financeira: ele é mais horizontal e comparativo, não analisando apenas o projeto em si, mas o seu contexto, sendo uma maravilhosa ferramenta de inteligência de mercado.

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Para realizar esta análise, alguns passos precisam ser seguidos:

  • Analise o mercado

O primeiro passo para o estudo é realizar uma análise do mercado no qual a sua empresa ou projeto irá se inserir. Assim, você terá material para iniciar também o planejamento estratégico. Colete informações sobre o setor, entenda seu concorrente e a rentabilidade média dele. Entenda as influências econômicas boas e más, projetando suas receitas e custos.

  • Projeção de receitas e custos

A projeção de receitas é a identificação da possibilidade de o projeto gerar receita e rendimentos. Para isso, é necessário conhecer o mercado. Faça projeções da sua capacidade de gerar retornos de forma realista, analisando o crescimento e as escolhas das empresas do mesmo ramo, suas épocas boas e más.

Já a projeção de custos, despesas e investimentos justifica a projeção feita anteriormente. Antecipe seus gastos, anotando tudo com cuidado: materiais, maquinário, colaboradores, funcionários, etc. Nesse segmento também vai a projeção de reinvestimentos, contando com o fator mudança e continuidade do projeto.

Também temos a projeção dos fluxos de caixa, ou seja, movimentação de dinheiro. Tenha sempre registrado o que entra e sai e, para o início, faça a conta da diferença entre a projeção da receita e dos custos.

  • Analise os indicadores

Tenha sempre em consideração os indicadores econômicos que podem ser obtidos através do estudo de viabilidade econômica.

Para ter uma visão mais ampla, anote-os e tenha-os sempre em alguma planilha eletrônica. Trouxemos alguns principais:

Valor presente líquido

Com base na comparação entre o capital investido e o custo de capital envolvido, sabemos quão positivo tem sido o resultado.

Taxa interna de retorno

Tem base no fluxo de caixa livre, pelo qual verifica os retornos do investimento.

Indicador de retorno de capital (ou payback)

Mostra quando o fluxo de caixa deixa de ser negativo e passa a ser positivo, de modo que o investimento passe a dar lucro.

Taxa mínima de atratividade

Representa o valor mínimo que o investidor pretende ganhar ao realizar o investimento, considerando tempo e riscos do mercado.

  • Considere imprevistos

Faça uma reserva, pense nos momentos de crise e não pense em depender dos seus investidores permanentemente. É sempre importante pensar em emergências, estar preparado para o mercado. Assim, você sempre terá capital para se manter.

Sabemos que esse assunto é complexo e cheio de minúcias, sendo necessário, muitas vezes, especialistas para que o estudo de viabilidade econômica não tenha erros. Por isso, temos preparado um E-book bastante completo que te guiará nesse importante tópico. Conte conosco também para um diagnóstico gratuito de viabilidade econômica, converse com nossos especialistas.


Esse texto foi produzido por Leonardo Gomes Falcão, da A.C.E. Consultoria Jr, empresa júnior de gestão da Universidade Federal de Pernambuco, parceria do GEPEA.

GEPEA e a A.C.E. possuem amplo conhecimento e capacitação no desenvolvimento e aprimoramento de produtos alimentícios e sua inserção no mercado da melhor forma. Contamos com uma equipe capacitada que irá buscar a melhor solução para o seu problema. Se tiver dificuldades em qualquer etapa de criação do seu produto nos contate!

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