No início de 2014, o empreendedor e dono de uma das salgaderias mais tradicionais do bairro de Barão Geraldo em Campinas (SP), a La Coxinha, teve a iniciativa de procurar o GEPEA para dar os primeiros passos para alcançar o seu sonho: construir uma fábrica para produzir seus salgados e, assim, expandir seu negócio a um sistema de franquias; visando, acima de tudo, manter a qualidade caseira e artesanal de seus produtos.
Analisando personalizada e cuidadosamente a situação, nós oferecemos ao cliente uma proposta que abrangia uma série de projetos que garantiriam tanto a padronização e manutenção da qualidade dos seus salgados, quanto estudos para adequação desses em uma linha de venda e distribuição às futuras franquias que seriam abertas. Confiando em nosso profissionalismo e potencial, o contrato foi fechado.
Desafios enfrentados
Iniciado os projetos, os primeiros passos envolveram a realização de revisões bibliográficas – consultando referências disponíveis no acervo da Unicamp e conversando com professores de áreas relacionadas – acerca das características e procedimentos envolvidos no congelamento de salgados, em que foram obtidos dados relevantes para dar continuidade às atividades.
Em seguida, foi desenvolvido um Manual de Boas Práticas da Fabricação (BPF) para oferecer respaldo técnico quanto às condutas previstas pelas legislações brasileiras vigentes para os processos de confecção dos salgados, evitando possíveis focos de contaminações no decorrer da cadeia produtiva e, assim, oferecendo produtos de qualidade aos consumidores.
Tem dificuldade em entender como funcionam as legislações brasileiras e quais você deve seguir? A gente te ajuda!Indústria de alimentos no Brasil: leis e forma de regulamentação
Definida a produção, foram iniciados os estudos para a rotulagem dos salgados, ou seja, a disposição de informações na embalagem, denominação de venda, datas de fabricação e validade, lista de ingredientes, entre outros. Além disso, foi incluído também a confecção das tabelas nutricionais desses, informando ao consumidor os nutrientes oferecidos e o valor calórico de cada porção do produto.
Por fim, a fim de garantir definitivamente a segurança alimentar, foram realizadas análises microbiológicas dos salgados congelados para averiguar que não houve nenhuma contaminação ao longo da cadeia produtiva determinada.
Solução e Resultados
Finalizados os projetos e entregues as soluções ao cliente, a La Coxinha iniciou seu processo de adaptação e expansão no mercado, passando de uma lanchonete unitária para uma rede de franquias, atualmente contando com mais de 16 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, além de uma fábrica própria responsável por distribuir os produtos a todos pontos de venda.
Graças a nossa dedicação e comprometimento, fomos capazes de realizar o sonho de mais um cliente, que hoje é capaz de assegurar produtos seguros e com a qualidade caseira proposta inicialmente para mais de 20.000 clientes que são atendidos mensalmente.
Você sabia?
Esse projeto atingiu o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 9 (ODS9) da Organização das Nações Unidas (ONU), a partir do cumprimento do seguinte critério:
Aumentar o acesso das pequenas indústrias e outras empresas, particularmente em países em desenvolvimento, aos serviços financeiros, incluindo crédito acessível e sua integração em cadeias de valor e mercados.
Ufa! Que história, não?!
Você também sonha em abrir sua fábrica própria? Por que você não dá uma olhadinha nesses conteúdos que preparamos justamente para você?!
Fabricação de alimentos: saiba o que é necessário para começar
Confira 3 principais maneiras de evitar a contaminação na sua linha de produção