Tendências para o mercado de alimentos em 2021

As recentes transformações pelas quais o mundo passou, acabaram por influenciar muito o mercado de alimentos, trazendo uma consciência em massa amior. Seguindo esse fluxo, as mudanças no ramo alimentício serão inúmeras, começando pelos hábitos saudáveis e processos mais sustentáveis. E é sobre essas tendências e as necessidades dos consumidores para esse ano, que iremos tratar nesse artigo, confira!

Principais tendências no ramo de alimentos para 2021

As mudanças no consumo mundial, aliadas à necessidade de se estabelecer hábitos alimentares mais saudáveis, trouxeram para a nossa realidade uma nova maneira de lidarmos com a nossa alimentação. Além da preocupação com a responsabilidade ambiental das marcas, as pessoas esperam encontrar alimentos mais naturais, saudáveis e nutritivos. Mais do que nunca, a preocupação com a saúde está entre as prioridades alimentares da maioria das pessoas.

Recentemente, foi divulgado pelo Innova Market Insights, uma lista com as dez maiores tendências para o ramo alimentício em 2021 . Veremos a seguir, as principais tendências do mercado de alimentos encontradas nesse relatório:

Priorizar a transparência

Existe uma grande preocupação com o consumo responsável e sustentável, na atualidade. Cada vez mais, as pessoas têm procurado por marcas que possuam responsabilidade ambiental e social, que sejam limpas, éticas e confiáveis. Por esse motivo, a transparência em todo o processo deixou se ser um diferencial para se tornar um pré-requisito. Além disso, os consumidores adquiriram mais interesse sobre a origem daquilo que está sendo consumido e sobre como ocorre todo o processo produtivo.

Dessa forma, a tendência é que as empresas aumentem a transparência para atender à essas demandas, investindo em uma comunicação mais clara com o seu consumidor. É também uma tendência a adequação dos seus produtos às questões relacionadas à sustentabilidade, como rótulos ecológicos, coletas de embalagens, reutilização de água, entre outros. Empresas que possuem uma preocupação ambiental e social, acabam por ter mais destaque e uma vantagem competitiva no mercado.

Plant based

Os produtos “baseados em plantas”, já eram uma das tendências do mercado, embora de forma mais tímida e com um crescimento mais lento. Contudo, devido à crescente popularidade, eles acabaram por se tornar um fenômeno global. A tendência aponta que os produtos plant based ganhem uma fatia maior de mercado, se expandindo para novas categorias. Com o passar dos anos, a procura por alimentos baseados em plantas aumenta cada vez mais, uma vez que as pessoas procuram por alternativas mais saudáveis e nutritivas.

Essa nova demanda fará com que sejam necessários mais avanços na área, como novas alternativas e o desenvolvimento de novas proteínas vegetais para a criação desses produtos.

Quer saber mais sobre uma alimentação livre de carnes? Leia também “Alimentação vegetariana: é o mercado do futuro?

Nutrição personalizada

Com rotinas e estilos de vida tão diferentes na nossa sociedade, acabou por surgir uma demanda por uma nutrição mais personalizada, com alimentos que consigam acompanhar essas necessidades. Em um mercado cada vez mais competitivo, os consumidores esperam produtos diferenciados e tecnológicos e que causem novas experiências sensoriais.

O esperado é que as demandas para esses múltiplos estilos de vida sejam atendidas de forma mais personalizada e única. Os consumidores não querem mais que os produtos sejam genéricos, eles esperam mais personalidade.

Alimentação Omnichannel

Com a recente pandemia da Covid-19, as pessoas acabaram por passar mais tempo em casa, e dando oportunidade para a alimentação caseira. Devido a isso, aumentou a demanda por kits de refeições e ingredientes diferenciados para que o consumidor prepare as próprias refeições em casa.

As pessoas estão se arriscando mais na cozinha e dando espaço para novas experiências alimentares. Por esse motivo, a procura por ingredientes especiais aumentou muito.

Saúde e Imunidade

Nem precisamos lembrar o quanto a saúde e a imunidade se tornou uma preocupação no último ano devido à pandemia. Essa preocupação continuará sendo umas das prioridades dos consumidores, que irão buscar bebidas e alimentos que contribuam diretamente para a melhoria da imunidade.

Nesse sentido, os ingredientes que tenham esse papel, terão uma procura muito maior nesse novo ano. Nessa categoria podemos considerar desde os alimentos mais naturais, até os que são alterados por meio de engenharia alimentar para aumentar as suas propriedades nutricionais. No que diz respeito à melhoria da saúde e imunidade, quase tudo é válido.

Hacking de Nutrição

A melhoria dos alimentos por meio da ciência deixou de ser um mito para se tornar uma rotina. Na categoria de alimentos classificados como fortificados, e os suplementos alimentares, a previsão de crescimento é substancial. Cada vez mais, as pessoas estão buscando por alimentos melhorados, seja por um elevado valor nutricional, impacto ético ou até mesmo a sustentabilidade. As pessoas estão abrindo mão da naturalidade dos alimentos para que as suas necessidades nutricionais sejam atendidas.

Saúde mental

Por termos passado por um ano tão desafiador, física e mentalmente, cresceu a preocupação com o humor e a saúde mental dos consumidores, que buscam por soluções cada vez mais saudáveis para atingir esse objetivo. Nesse sentido, cresce a procura por adaptógenos, que são plantas atóxicas, que, atuando no organismo, contribuem para uma melhor adaptação às condições adversas, como estresse físico e emocional.

Esses adaptógenos estão ganhando cada vez mais popularidade no ramo alimentício, sendo conferido a eles benefícios para bem-estar emocional. Esses componentes são extraídos de raízes e ervas que já foram por anos utilizadas na milenar cultura chinesa, em preparos de cura e saúde.

Mistura de produtos

Caminhando junto às novas tecnologias, podemos citar a mistura de produtos alimentícios com o objetivo de criar novas sensações e experiências sensoriais. Cada vez mais as pessoas estão se abrindo para novos sabores, cores e texturas, e essa visão disruptiva contribui para as novas criações híbridas.

Modernização da Nostalgia

Essa nova visão do mercado alimentício acabou por permitir a releitura de produtos considerados clássicos. Nós sempre estamos a procura de conforto, segurança e proteção, e os alimentos têm um papel importante nesse aspecto. Com a inserção de ingredientes exóticos aos produtos que nos consideramos tradicionais, abrimos espaço para as novas experiências sem desvincular das sensações que aquele consumo pode trazer.

A era dos influenciadores

Uma das estratégias de marketing mais utilizadas na atualidade, é a divulgação de produtos por meio de influenciadores de opinião nas mídias sociais. Contudo, boa parte dos consumidores relata não confiar nas opiniões expressadas por esses influenciadores sobre os produtos promovidos.

Possuindo mais informações técnicas e científicas sobre esses alimentos, os consumidores acabarão por olhar com mais critério para esses influenciadores, estabelecendo uma opinião mais sólida e embasada.

O que você achou do nosso artigo sobre as tendências para o ramo de alimentos em 2021? Acesse o nosso site para mais conteúdos e entre em contato conosco agora mesmo!

Veja
Também

plugins premium WordPress