Validação de produtos: como saber se o seu produto fará sucesso?

Diante de um mercado muito competitivo, onde diariamente surgem novas opções com diferentes propostas, como ter uma validação de que seu produto alimentício terá aceitação do público? Entenda agora os princípios básicos para aumentar suas chances de sucesso e evitar desperdícios para sua empresa!

A importância da validação

No Brasil temos cerca de 36 mil empresas focadas na indústria de alimentos. Além disso, a cada dia se torna mais comum conhecer uma nova marca nas redes sociais.

Esse ano, por exemplo, ganhou destaque na internet a marca Not Co: Produtos veganos que simulam a experiência de um alimento não vegano. Nesse cenário se torna difícil se diferenciar e posicionar de forma relevante na mente do consumidor.

Entretanto, inovar e entregar um produto completamente diferente ainda não é sinônimo de vitória. Ter uma proposta de valor instigante pode levar o consumidor à compra, mas caso um bom custo-benefício não seja percebido provavelmente não voltará a comprar.

Sendo assim, o que sua empresa pode fazer para minimizar erros e entregar um produto adequado? A resposta é realizar a validação deste produto! Para isso seguiremos alguns passos.

Primeiros passos para a validação

Defina o público

Antes da validação propriamente dita é preciso saber a qual público esse produto se destinará. Assim você não só desenvolverá um bom produto, mas saberá com quem está se comunicando.

Defina todas as características do público-alvo, como: Faixa etária, gênero e até algum aspecto específico (busca por uma vida mais saudável, foco em praticidade e outros).

Também é importante que você atribua uma persona a esse público. É ela quem vai poder te direcionar durante a tomada de decisões relacionadas ao seu produto.

A persona é um personagem criado com base nas características de seu público. Portanto, você deve definir todos as características que sejam relevantes sobre ele (incluindo o dia-a-dia). Se tiver dúvidas sobre a diferença entre persona e público-alvo, visite esse post.

Pesquisa qualitativa

Definir uma persona pode não ser fácil, assim como compreender as necessidades, anseios e dores de seu público. Para identificar essas características e entendê-las a fundo é interessante realizar uma pesquisa qualitativa.

Esse tipo de pesquisa fará toda a diferença em sua validação e pode ser aplicada de diferentes formas. Algumas opções são a entrevista em profundidade e o focus group.

Na pesquisa em profundidade o pesquisador conversará individualmente com o respondente. Já no focus group serão reunidas pessoas com características específicas, para que conversem entre si sobre questões propostas.

Validando o conceito

Após coletar dados primários e secundários sobre o mercado, você já terá uma boa noção de como criar algo que o consumidor gostaria de levar para a dispensa. Com isso, você já pode criar um conceito para seu produto com maior assertividade.

Porém, ainda existe a chance de seu produto precisar de ajustes. Entender o consumidor é ótimo, mas quantas pessoas – na prática – iriam comprar sua marca? Para validar seu conceito de forma objetiva você tem algumas opções, vamos citar duas aqui.

Teste de conceito

O teste de conceito consiste em apresentar a ideia (ou até mesmo uma amostra) de forma a identificar erros e acertos. O teste pode ser feito de forma individual ou no modelo focus group.

A pesquisa pode trazer respostas para perguntas como:

  • O sal está adequado?
  • O produto é muito azedo?
  • A pimenta está na medida certa?
  • A crocância agrada o paladar?
  • Quanto a pessoa está disposta a pagar?

Pesquisa quantitativa

Já a pesquisa quantitativa poderá te demonstrar com números a aceitação do público ao produto. Assim, você irá se esse está pronto para o mercado.

Tal qual no teste de conceito, os respondentes poderão avaliar sua ideia. Entretanto, dessa vez sem uma amostra do produto, portanto avaliando alguns aspectos diferentes.

Alguns exemplos sobre o que você poderá validar:

  • Preço
  • Intenção de compra
  • Aderência à proposta
  • Características de destaque
  • Aspectos a melhorar
  • Principais concorrentes

O mais interessante dessas pesquisas é a possibilidade de entender detalhadamente, de modo prático ou quantitativo, a aceitação do produto. Assim você pode corrigir eventuais erros e ter um lançamento com maiores chances de sucesso.

Toques finais para a validação do seu produto

É importante dizer que durante suas pesquisas você deve levar em consideração aspectos como produto, preço, praça e promoção. Isso permitirá que você envolva os principais tópicos e não deixe nada passar.

Também é de suma importância que você monitore seus resultados após o lançamento do produto. Dessa forma você buscará entender seu desempenho e possíveis melhorias a serem realizadas.

Você pode até, depois de um período no mercado, pesquisar e identificar como o consumidor percebe sua marca.

No mais, você agora possui todas as ferramentas para realizar validação de forma adequada e maximizar seu sucesso! Conte com o GEPEA e a Marketing Júnior USP nesse processo, temos um time de profissionais esperando para te ajudar!

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